Tudo sobre Grilos
Chipre, com o seu clima mediterrâneo (tipo semi-árido) proporcionando invernos muito suaves e verões quentes a quentes, em combinação com uma variedade de habitats e características geomorfológicas, é um local muito adequado para ortópteros e insetos aliados. Durante todo o ano, e em todos os habitats, várias espécies de gafanhotos podem ser encontradas no chão, em arbustos ou em árvores. Pesquisar sob as pedras produzirá algumas espécies; outros serão encontrados nas margens de águas correntes e calmas ou, como Achetadomesticus (grilo doméstico), associados a humanos em suas construções.
Até um século atrás, gafanhotos migratórios, especialmente Schistocerca gregaria (Desert locust), eram um grande perigo para as plantações de Chipre. Hoje em dia, é bastante raro que locustas migrantes da África cheguem à ilha. No entanto, em 1º de novembro de 2004, enxames de gafanhotos do deserto começaram a aparecer em Chipre. Colheitas inteiras de batata, entre outras culturas agrícolas, foram ameaçadas, obrigando o Governo a resolver este problema com uma operação limitada de pulverização aérea. A invasão de gafanhotos de 2004 foi considerada a primeira desde a Segunda Guerra Mundial.
Além dessas raras invasões de gafanhotos migratórios, as espécies remanescentes desse grupo raramente causam danos à agricultura. Por outro lado, muitas serão espécies de interesse para o controle biológico de pragas, pois se alimentam de outros insetos.
Sua capacidade de produzir som (conhecida como estridulação) é bem conhecida e, para os especialistas em ortópteros, isso oferece a melhor oportunidade de encontrar e identificar espécies difíceis.
Evolução e Sistema dos Grilos
Evidências fósseis das duas subordens existentes de Orthoptera, Ensifera e Caelifera, datam do final do Permiano da França e do início do Jurássico do Reino Unido, respectivamente, com fósseis de grupos-tronco datados de ao Carbonífero Superior (Penney & Jepson, 2014:112).
Os gafanhotos e seus parentes são referidos coletivamente como insetos ortopteróides ou ortopteróides, pertencentes à superordem Neoptera. Todos têm aparelhos bucais que os permitem comer uma grande variedade de alimentos, sendo que as espécies carnívoras geralmente têm mandíbulas ou mandíbulas poderosas. Ao contrário de alguns outros insetos, os gafanhotos são capazes de dobrar suas asas.
Gafanhotos, gafanhotos, grilos e grilos do mato têm pernas traseiras aumentadas com músculos poderosos e formam a ordem Orthoptera. Seus parentes são os louva-adeus (ordem Mantodea), as baratas e cupins (ordem Blat todea), as tesourinhas (ordem Dermaptera) e os insetos-pau ou folha (ordem Phasmida), que são discutidos nos
capítulos 10-12 deste livro.
Já conhece nosso Fórum? Acesse!